Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Obstáculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida é a arte de superá-los.

 Porque está triste? Porque pensa em desistir? Porque o desanimo? Porque as lagrimas?
Pare um minuto reflita comigo;
Observe as lagartas passam a maior parte de suas vidas devorando folhas, quando chega a hora de se tornarem adultas, é o momento de formarem seus casulos para completar o desenvolvimento.
O mais impressionante acontece mesmo dentro do casulo construído para proteger todo o processo de metamorfose. A transformação em si é surpreendente. Imagine um  plástico que foi para a lixeira e vai ser derretido para se tornar uma forma totalmente diferente. Isto é o que acontece dentro de um casulo: uma reciclagem! No interior do casulo, grande parte do corpo da lagarta é atacado pelo mesmo tipo de suco ácido, usado para digerir a comida ingerida na fase de lagarta, os tecidos vão sendo destruídos de dentro para fora em um processo chamado de histólise.
Mas nem tudo é destruído, uma parte do tecido antigo ainda será utilizado. Algumas células antigas são do tipo indiferenciadas, isso significa que são como as células-tronco, que podem se transformar em qualquer tipo de célula, elas permaneceram adormecidas na fase de lagarta. São essas células que se tornam partes importantes da futura borboleta. Para isso, passam por um processo bioquímico chamado de histogênese, construindo ininterruptamente um novo coração, novos músculos e sistema digestivo.
Durante esse tempo, apesar da destruição e reconstrução, a borboleta não pode excretar nada, e assim, todos os resíduos se acumulam e só poderá se livrar deles quando romper o casulo e deixar ali a sujeira. A saída do casulo requer muita energia. Uma série de movimentos força a pele velha contra a direção oposta à cabeça. Os movimentos são lentos, porém fortes e pontuais. O tempo de transformação e emersão é bem variado em cada espécie. Assim que a borboleta provoca as rachaduras no casulo, começam fazer resistência por esse lado. Quando se é completamente livre, libera o mecônio (resíduos nitrogenados já citados acima) e então expande as asas para bombear o líquido hemolinfático para as veias da asa e então espera o endurecimento das asas que lhes permitem voar.
" Ao conhecermos cada passa de cada transformação da borboleta voltamos para a nossa realidade ; Quando crianças simples livres felizes ; Já adultos enfrentamos vários processos de transformação (dificuldades, decepções,desilusões,perca, doenças,frustações), enfim inumeros obstáculos que são necessários para o nosso crescimento pessoal,profissional pois em cada dificuldade adquire paciência,persistencia, equilibrio emocional.
Existem momentos em nossas vidas que nos sentimos sós como se estivessemos num deserto passando por dificuldade, perca, angustia,aflição, gritamos ninguem nos escuta, pedimos ajuda mas não aparece, entregamos curriculo mas as portas não se abrem.
E enquanto isso na nossa cabeça passa milhoes de pensamentos negativos; Mas ao compararmos esse exemplo percebemos que não somos diferente das lagartas pois o "casulo" de qualquer dificuldade ou problema exige de nós um esforço,fé , acreditar que Deus existe e olha por nós ,acreditar  que Deus nos fez  capazes de vencer e não desanimar jamais pois quanto maior a batalha maior ainda sera a vitoria.
Imagine se alguem ( um homem ou mulher ou uma criança) ajudasse  a borboleta ela  passaria o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas e nunca seria capaz de voar. Pois, a gentileza e vontade de ajudar não contribuiu para a transformação, era  o casulo apertado e todo o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura de modo  que a natureza fazia com  que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas,sendo assim todo o sofrimento seria necessário para que ela estivesse  pronta para voar livre do casulo.
" Em algum momentos nos deparamos com situações parecidas existem pessoas que não deveriamos ajudar ( seja filho , familia) enfim pois o excesso de ajuda de cuidado prejudica o crescimento do mesmo e não tome para si fardo que não é seu.
Portanto antes de ajudar alguem ou tirar a pessoa de alguma dificuldade vá com cautela " não atrapalhe a sua transformação "
" Dê a vara e o ensina a pescar"

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se passarmos por esta nossa vida sem quaisquer obstáculos, nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido e nem descobriríramos a capacidade, a criatividade que existem em cada um de nós.
Um abraço para todos e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário